Fim da Escala 6×1: Sinecofi apoia a redução da jornada de trabalho

postado em: Galeria, Notícias | 0

Nos últimos dias, um importante debate ganhou destaque nas redes sociais: o fim da jornada de trabalho 6×1, amplamente utilizada no comércio, na qual o trabalhador trabalha seis dias e folga apenas um. A discussão tem gerado apoio para uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), que busca limitar a jornada de trabalho a 36 horas semanais, a serem cumpridas ao longo de quatro dias.
O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Foz do Iguaçu (Sinecofi), defende a mudança. Segundo o sindicato a adoção de jornadas mais curtas promoveria a humanização do trabalho, valorizando aspectos essenciais da vida como a família e a religião, além de contribuir para a geração de empregos. Para o Presidente da entidade sindical , Zé Carlos , a nova proposta também é vista como uma forma de reduzir acidentes de trabalho e doenças mentais, permitindo que os trabalhadores tenham mais tempo para cuidar da saúde, lazer e cultura.
Atualmente, os trabalhadores que seguem a escala 6×1 enfrentam jornadas que variam entre 7 horas e 20 minutos a 8 horas diárias, com apenas um dia de descanso que, muitas vezes, não coincide com o domingo, dificultando a convivência familiar. Segundo a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta, passava de 206 o total de assinaturas no início da tarde dessa quarta-feria (13). A deputada Erika Hilton trabalha para reunir assinaturas necessárias para a tramitação da PEC, que visa transformar a rotina trabalhista no Brasil, um dos países com as maiores jornadas de trabalho do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =