pagina-inicial-sinecofi

 
(45) 3028 - 1719 / 3028 - 5382 / 3028 - 1519

 

 
Nóticias em detalhes
SINECOFI participa da Jornada 2030: Promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Texto: Assessoria de Imprensa Sinecofi/ UGT

O Sindicato dos Comerciários dos Empregados no Comércio de Foz do Iguaçu e Região, participou da Jornada 2030 promovida pela União Geral dos Trabalhadores no Estado do Paraná, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro no Complexo Rafain Expocenter. O evento conta com o apoio nacional da UGT – União Geral dos Trabalhadores, e também de importantes parceiros, dentre os quais a Itaipu Binacional; a Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná; do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Os ODS foram aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro de 2015), e a sua implementação é um desafio que requer parcerias globais, com a participação ativa de todos, incluindo governos – em todos os níveis, sociedade civil, setor privado, academia, mídia e Nações Unidas.

Neste contexto estão previstas ações relacionadas à erradicação da pobreza, a segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução de desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produções sustentáveis, mudanças climáticas, proteção de ecossistemas marinhos e terrestres, dentre outros. Esses elementos se relacionam com a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos: social, econômico e ambiental.

E qual a relação entre ODS e o movimento sindical?

O principal objetivo dos sindicatos é defender os interesses de trabalhadoras e trabalhadores, acreditando que unidos, esses homens e mulheres, são mais fortes e capazes de promover mudanças. Este objetivo vem sendo ampliando de acordo com as necessidades que a classe apresenta, pois se é certo que esses elementos permanecem presentes, é certo também que as demandas das trabalhadoras e dos trabalhadores por melhores condições e maior qualidade de vida, também sofrem constantes transformações.

Enxergar as pessoas de forma ampla e, a partir disso, trabalhar em prol de melhorias em todas essas esferas é o atual papel dos sindicatos, num conceito denominado sindicalismo cidadão. Os ODS buscam atender as mesmas expectativas: a melhoria das condições de vida e trabalho para milhares de homens e mulheres em todo o planeta.

Portanto, a ação sindical e ODS, são elementos integrados e complementares, de extrema relevância, sendo mencionado em iniciativas de organizações sindicais internacionais como a Confederação Sindical Internacional (CSI) e da OIT – Organização Internacional do Trabalho. É possível dizer com segurança, que o movimento sindical hoje é crucial para a construção de um mundo mais justo, digno e igualitário, proporcionando qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras. Os ODS certamente são parte integrante nessa jornada.

Para o 1º Vice-Presidente da UGT PR, Leocides Fornazza, os Sindicatos podem potencializar esses objetivos da ODS, lançando em sites e redes sociais, os 17 banners e promovendo palestras em escolas e para trabalhadores, “precisamos de divulgadores, o Brasil está engatinhando ainda, não atingimos nem 20%, a área do trabalho, por exemplo, regrediu com essa aprovação da reforma trabalhista, é um retrocesso, estamos voltando ao tempo da escravidão, são 100 anos de perda de direito trabalhistas, e vão demorar mais 100 anos para recuperar, é uma série de coisas absurdas, principalmente o decreto que agora proíbe a fiscalização do trabalho escravo”.

Quanto à sobrevivência dos sindicatos pós reforma, Fornazza diz que os sindicatos terão que se reinventar, é um novo recomeço, vamos viver da contribuição da taxa negocial, os que fazem a convenção coletiva e das mensalidades dos sócios e dos clubes de serviços, os que não fazem convenção, tendem a desparecer”.


 
Tags da Matéria:  
 

 
Sinecofi-voltar
   
 
 
 


SEDE ADMINISTRATIVA
Rua Tiradentes, Nº353 - Centro.
CEP: 85851-320 - Foz do Iguaçu - PR
CASA DO COMERCIÁRIO

45 3028-1719 / 3028-5382
cpd@sinecofi.com.br


SEDE RECREATIVA
Rua Ouro Preto, Nº264
Pilar Campestre.
Foz do Iguaçu - PR

45 3027-2620


SUB SEDE MEDIANEIRA
Rua Santa Catarina, Nº2163 Sala 14
CEP: 85884-000
Medianeira - PR

45 3264 - 2247
jair@medianeira.com.br

 
Sinecofi-CNTC Sinecofi-FECEP Sinecofi-UGT